oceanlab

30 novembro 2010

Recibo Verde electrónico entra em vigor

«(...) Em comunicado, o ministério das Finanças informa que o "novo sistema é totalmente gratuito, dispensando os contribuintes da compra das cadernetas de recibos e eliminando os custos de envio, pelo que contribui para uma maior eficiência na actividade económica e diminui os custos de cumprimento das obrigações fiscais pelos contribuintes".»
Público

23 novembro 2010

Uma rede social para prestadores de cuidados a idosos

«A Universidade de Málaga, em Espanha, criou uma plataforma onde os prestadores de cuidados a pessoas idosas se podem juntar para partilhar experiências ou procurar apoio. (...) Os principais objectivos deste serviço são a partilha de experiências e recursos, promover a comunicação e acções colectivas entre os utilizadores, incentivar a formação sobre prestação de cuidados a pessoas idosas incapacitadas e esbater o fosso digital junto dos utilizadores com menos conhecimentos na área das novas tecnologias.»
iGOV
Cuidadoras en Red

Reino Unido: Site do NHS permite poupar 44 milhões ao ano

«A informação e as funcionalidades disponibilizadas pelo site do NHS, o serviço público de saúde inglês, permitem uma poupança de cerca de 44 milhões de libras por ano. (...) As poupanças geradas pela utilização do site devem-se ao facto de muitos pacientes consultarem o mesmo para obter informação sobre saúde ao invés de ir directamente ao médico, quando de tratam de questões mais rotineiras.
Ao terem acesso a mais informação os cidadãos passam, segundo o estudo, a fazer uma utilização mais racional das valências do sistema público de saúde.»

iGOV

04 novembro 2010

Redes sociais atraem autarquias portuguesas

«(...) Uma pesquisa realizada pelo iGOV nos sites dos municípios revela que no total de 308 concelhos portugueses, 113 utilizam pelo menos umas das redes sociais. No Facebook estão presentes cerca de 91 autarquias e no Twitter mais de 60. Desta pesquisa, que pode pecar por defeito, realça-se o facto de cerca de 30 autarquias estarem presentes nos dois canais. Estas duas plataformas são as mais utilizadas, mas também há quem esteja na blogosfera, no Youtube ou no Flickr. (...)»
iGOV